O Projeto de Lei nº 05/2017, cujo texto, de autoria do escritório Nogueira, Elias, Laskowski e Matias advogados (NELM), foi elaborado no âmbito do projeto NELM Sustentável, foi aprovado no último dia 13 de junho de 2018, em assembleia extraordinária realizada na ALESP e agora aguarda a promulgação pelo Governador do estado de São Paulo, o que espera-se que ocorra nas próximas semanas.
NELM Sustentável é uma iniciativa que busca aperfeiçoar a estratégia de negócio, as práticas e o ambiente de trabalho do NELM a fim de torná-los mais sustentáveis. A iniciativa envolve todos os colaboradores do escritório e conta com três grupos: Responsabilidade Social, Recursos Humanos e Meio Ambiente. Foi este último que, após implementar iniciativas como a instalação da coleta seletiva, políticas de redução de impressões, redução do consumo de água e outras de caráter interno buscou desenvolver um projeto que transcendesse os limites físicos do NELM e contribuísse mais diretamente com a Sociedade.
Assim, em 2014, após a realização de debates e pesquisas internas, o NELM decidiu concentrar seus esforços na promoção da política de utilização de pneumáticos inservíveis para a produção do chamado asfalto ecológico, medida que é defendida por algumas ONGs militantes do Meio Ambiente, entre delas, a Ecophalt, que forneceu informações importantes para a tomada de decisão acerca da redação do projeto de lei.
A utilização dos pneumáticos na produção do chamado asfalto ecológico é extremamente importante e contributiva para o Meio Ambiente, em especial em um país notadamente rodoviário como o Brasil, que produziu no último trimestre de 2017 cerca de 19.442.619¹ pneus, um acréscimo de 8.6% se comparado ao mesmo período do ano anterior.
Assim, preocupados com o viés ambiental da destinação dos pneumáticos que são produzidos cada vez mais em maior escala e com a saúde pública, uma vez que esses são emblemáticos criadouros de vetores (Aedes Aegypti) transmissores de doenças tropicais que assolaram o Brasil nos últimos anos, entre as quais podemos citar a Dengue, Chikungnya e o Zika vírus.
Por esses motivos, NELM elaborou a minuta do Projeto de Lei que objetiva implementar a utilização da massa asfáltica proveniente de pneus na pavimentação de vias públicas e estradas do Estado de São Paulo, que apadrinhado pela Deputada Rita Passos, foi apresentado e aprovado na Assembleia Legislativa do Estado.
Continuaremos acompanhando diariamente o trâmite do Projeto de Lei, até a promulgação pelo Governador. Para demonstrar seu apoio a essa iniciativa e para que a lei seja promulgada rapidamente e sem alterações, contamos com sua adesão ao abaixo-assinado eletrônico disponível no link: LINK
Caso haja interesse em conhecer com maiores detalhes o projeto de lei, clique aqui: LINK
Avenida Paulista, 1842,16º andar • Conjunto 165 01310-200 – São Paulo/SP – Brasil
+55 (11) 3528-0707
Comentários/ 0